Fantasmas e Lendas Urbanas Coreanas

Na Coreia esses seres de outro mundo são conhecidos pelo termo gwishin ( 귀신 em hangul, o que comumente chamamos de “fantasmas” ou espectros ). Eles possuem ponto em comum com os fantasmas ocidentais. Por exemplo a sua origem: são almas que não conseguiram atravessar a barreira do e estão presas em nosso mundo. Existem gwishin que ganham nomes especiais e lendas explicativas que vão te colocar aos arrepios.

Conheça os fantasmas coreanos mais temidos.

 

GUMIHO

Os mais conhecidos são os Gumihos ( 구미호 em coreano), a famosa raposa de nove caudas. Esta criatura deriva de uma raposa que viveu mil anos e se tornou um Gumiho, ou seja, um fantasma assustador. Vivendo na Terra, na forma de uma bela mulher que gosta de seduzir e roubar o coração dos homens. Sim, literalmente roubar, porque ela come este órgão e junto o fígado, para manter a transformação em humano. A princípio a lendas mostravam que essas criaturas eram “bons amigos dos seres humanos”, mas sem se saber como, as lendas tornaram-se más. E assim os Gumihos se tornaram um ser mitológico temido.

 

 

MUL GWISHIN

Outro gwishin popular para se saber é o Mul gwishin ( 물귀신 em coreano). São fantasmas de pessoas que se afogaram e suas almas ficaram presas nas profundezas dos mares e rios, sem rumo. A lenda diz que se você se deparar com um desse, ele te puxará pelo pé, o arrastando para as profundezas, pois é um espírito que não gosta de viver sozinho.

 

 

CHEONYEO GWISHIN

E existe o Cheonyeo gwishin ( 처녀 귀신 ) o famoso fantasma de uma mulher coreana virgem. Ele é caracterizado por ter longos cabelos, por ser solteira e seu dever era mantê-lo assim. Além disso, está sempre com o traje branco até os pés, que se coloca nos mortos no dia de luto. Diz a lenda que se uma jovem morre solteira e virgem, não consegue atender a todas as expectativas de seus pais, que são casar ​​e ter filhos, sendo assim, sua alma frustrada fica presa à Terra para atormentar os vivos.

 

 

GWISHIN ESCOLARES

A Coréia também possui um grande repertório de gwishin escolares ( 학교 귀신 em coreano). São almas perdidas que vivem dentro das escolas onde cometeram suicídio por não passar em alguma prova ou por ter tido algum tipo acidente no lugar.  Por isso os alunos medo de ficar até mais tarde na escola pois sempre existem os rumores de que os fantasmas uniformizados passeiam pelos corredores à meia-noite.

 

 

JEOSEUNG SAKHA (Anjo da Morte)

Jeoseung Saja ( 저승 사자 ) ou Anjo da Morte. É um fantasma que suga a alma e os envia para a escuridão profunda. Tem uma função semelhante ao conhecido Ceifeiro. Este fantasma tão peculiar tem a face pálido e se veste com as roupas que os antigos agentes do governo coreano usavam, aqueles que davam a sentença de morte para os prisioneiros.

 

 

DAL-GYAL GWISHIN

E eu não pode se esquecer o  Dal-Gyal gwishin ( ” fantasmas ovo ” 달걀 귀신 ). São chamados assim porque não possuem rosto. Eles são fantasmas que, por não ter parente, nunca receberam uma devida cerimônia de despedida e suas almas ficam vagando pela Terra.

 

 

DOKKAEBI

Por fim os Dokkaebi (도깨비 em coreano). São fantasmas ou monstros que derivam de coisas que passam muitos anos sem serem usados, por exemplo uma lareira ou uma vassoura. Estes seres de jeito brincalhão e travesso, gostam de fazer piadas e punir os mortais que fazem coisas ruins. Fisicamente eles são anões e é bem comum terem chifres.

Um dos mais famosos gêneros no cinema na Coreia são os filmes de terror/horror. Os gwishin são os favoritos quando se trata de assustar o espectador, é foi assim que lendas urbanas chegara as telonas.

 

Se você conversar com algum coreano certamente irá te dizer que não há melhor maneira de passar o calor do verão, uma noite ao ar livre do que contando histórias assustadoras ou visitando um parque temático com pessoas vestidas de gwishin que aparecem de repente para assustar as pessoas.

Do que você tem mais medo?

Vi no Xiahpop
Tradução e adaptação: Naira Nunes
KoreaIN Magazine
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s