K-dramas Via Smartphone: O que são os Web Dramas

     Às vezes você pensa que já viu tudo em um K-drama. Mas então, quando você acha já ter certeza de que todos os potenciais enredos tenham sido explorados, um amante alienígena ou um avô há muito desaparecido vêm juntos e, boom! E assim nasce outro clássico K-drama. Porém, uma nova vertente do mercado vem chamando tanta atenção quanto os doramas para a televisão, são os: Web Dramas.

Poster do web drama do portal Naver "Aftermath", estrelado por DongJun, integrante do ZE:A.
Poster do web drama do portal Naver “Aftermath”, estrelado por DongJun, integrante do ZE:A.

     Quanto mais os jovens se tornam viciados em conteúdos de vídeo e seus aparelhos móveis, criadores de doramas procuram mudar a maneira como levam os K-dramas para o mundo. Tradicionalmente, o caminho é algo assim: a grande rede de TV paga especialistas para desenvolver uma série cuidadosamente elaborada, recruta muitos atores de alto perfil, elabora um (geralmente maciço) orçamento para a filmagem e produção, e, em seguida, gasta mais em campanhas de marketing para ter cada família coreana se sentada em frente a TV e assistindo ao programa.

     Isso ainda acontece em todas as grandes redes, mas recentemente os web dramas têm desempenhado um papel muito importante na indústria do entretenimento coreano. Os Web Dramas são doramas criados para o formato da internet e para as telas pequenas como tablets e smartphones. O ano de 2014 viu vários novos web dramas entrarem em cena. Os dois maiores, “After School: Lucky or Not” e “Aftermath“, estrelado por Kim DongJun, integrante da boyband ZE:A, ganhou uma enorme popularidade. Com ambos os web dramas recebendo milhões de telespectadores em questão de dias e até mesmo exigindo uma segunda temporada. Não se trata apenas dos pequenos artistas ou as redes tentando obter um começo na internet – Dara, do 2NE1, será a personagem principal em um novo web drama coreano-chinês para o portal online Naver. Além disso a KBS acaba de lançar um portal dedicado apenas aos web dramas, que permite aos usuários assistirem os web dramas produzidos pela própria KBS via aplicativos de smartphones, segundo um comunicado de imprensa da empresa. Eventualmente, a companhia disse que espera que o portal possa servir como uma via para os espectadores que procuram uma variedade de web dramas a partir de outras empresas de menor porte.

Poster de divulgação do web drama "After School: Lucky or Not".
Poster de divulgação do web drama “After School: Lucky or Not”.

As Vantagens

     As vantagens para as empresas são claras. Web dramas são significativamente mais baratos de se produzir e principalmente transmitir, permitindo que os produtores assumam mais riscos e, potencialmente, tenham um retorno muito maior se o programa ficar famoso. Também proporciona a escritores e produtores a possibilidade de criar uma fórmula um pouco diferente. A Coreia do Sul é conhecida por ter uma população jovem que é viciada em seus aparelhos digitais, e muitos web dramas estão atendendo a multidão que usa as pequenas telas por 10 minutos entre as aulas ou uma viagem de metrô de 15 minutos para assistir um vídeo ou dois. “Se você visitar a Coréia, verá como as pessoas estão coladas às telinhas no metrô ou em cafés”, disse Sora Park, professor do Centro News Research & Media da Universidade de Camberra, que tem experiência de trabalho e consulta com empresas de mídia da Coreia do Sul. “O nível de consumo de vídeo é muito alto na Coréia, tanto em casa como em qualquer outro lugar.” Enquanto que os criadores de dramas para a TV querem fazer programas que serão universalmente atraentes, os produtores de web drama entendem que será principalmente os jovens que assistirão seus programas, logo, possuem mais liberdade para brincar um pouco além dos limites comuns. Não precisam manter as diretrizes sobre a duração (o programa não precisa caber no espaço de meia hora ofertado pela TV), as reclamações de anunciantes (uma vez que é muito mais barato de se produzir, eles não têm que confiar tanto em anúncios), ou se preocupar com um enredo ser muito picante para a avó assistir. Provavelmente não é coincidência que os dois maiores Web dramas de 2014, ‘After School: Lucky or Not’ e ‘Aftermath’ ambos estrelando artistas com idade para estarem no ensino médio, em situações extraordinárias.

A Audiência

A principal desvantagem, claro, é o tamanho da audiência. “A desvantagem é que é difícil ter os olhares através de métodos convencionais de marketing e eles precisam diversificar como atingir seu público e anunciantes segmentados”, disse Sora Park ao site KpopStarz. É muito cedo para os fãs de K-drama deixarem suas TVs. Mas há um claro espírito de inovação e ruptura no mercado de televisão, especialmente enquanto a Hallyu expande e os telespectadores globais querem para entretenimento o K-drama, disse Park. Ou seja, fãs de dramas podem olhar ansiosos para mais conteúdo web de qualidade. “É um mercado muito competitivo,” Park observou. “Canais a cabo, estações de radiodifusão, empresas de produção, produtores de cinema, companhias de Internet e as empresas de telecomunicações, todas competem pelos mesmos anunciantes e assinantes pagos. Devido a tendência de exportação (dos produtos culturais coreanos) estar em alta, eles estão dispostos a investir.”

Assista

Adora doramas e quer conhecer mais sobre web dramas? Assista os web dramas citados nesta matéria e outros pelo site DramaFever.

“After School: Lucky or Not”

“Aftermath”


Fonte: KpopStaz (não retirar sem os devidos créditos) + DramaFever
Imagens Divulgação
Tradução e Adaptação: Revista KoreaIN
Anúncios

Um comentário sobre “K-dramas Via Smartphone: O que são os Web Dramas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s