NUKIE em entrevista exclusiva para o XiahPop, agora na K-IN!

Temos fãs de k-rock, assim como de k-pop. Mas infelizmente eles sempre acabam pouco abastecidos de conteúdo sobre seus ídolos. Nosso parceiro, o portal Xiahpop, fez uma entrevista com a banda Nukie, que teve seu primeiro single, “재갈”, em 17 de janeiro de 2012, com uma sonoridade muito forte, diferente do estilo indie de muitos outros grupos.

Mesmo ainda sendo um grupo rookie no mercado (apenas 3 anos de carreira), são sonhadores e promissores. O Xiahpop falou com Yoon SooJong, vocalista e guitarrista da banda, que com a melhor das intenções respondeu a esta entrevista.

Descubram agora quem é o Nukie:

Xiahpop: Por favor apresente-nos os membros do Nukie.

SooJong : Somos uma banda de três membros:
Yoon SooJong (윤수종): voz e guitarra
YaSaengJoRaeKwangHyun Oh {Pseudônimos de Oh Ya} (오야생조래광현): baixo
Chae KwangMyung (채광명): bateria

X: Como foi formada a banda?

SooJong : Há alguns anos, tive a ideia do Nukie e recrutei estes garotos, depois de muitas mudanças na composição da banda. Conheci o Oh Ya enquanto cumpríamos o serviço militar. Ambos éramos membros da Orquestra da Guarda Costeira da Coréia. KwangMyung conheci através de um amigo meu que trabalha com música. Tocamos em outros projetos musicais, tanto individualmente como juntos, e quando os membros anteriores do Nukie deixaram a banda, sugeri a eles que se unissem à banda.

X: Quais são as principais influências musicais do nukie? Que tipo de músicas vocês costumam escutar?

SooJong : Existem muitos músicos que nos influenciaram. Ainda que nós, membros do nukie, tenhamos gostos muito diferentes quanto à música que escutamos. Acredito que o fato de termos gostos diferentes pode afetar a música que fazemos de forma muito positiva. A banda pode progredir quando a música é interpretada numa harmonia “nossa”, não “minha”, no singular. A música que escutamos diariamente varia muito de acordo com cada membro. No meu caso, meus favoritos estes dias tem sido Scott Henderson e John Coltrane. Suponho que agora tenha respostas muito diferentes das que normalmente se esperaria de vocalistas ou guitarristas de bandas de rock.

X: Poderia falar um pouco sobre sua música? Como é o processo criativo da banda?

SooJong : Geralmente, cada membro vem com uma ideia individual que logo é completada como uma canção no estúdio. Quanto às letras, em certas ocasiões são criadas em sua totalidade por um só de nós, mas na maioria das vezes agregamos comentários aos rascunhos das letras e as completamos todos juntos. Como banda, buscamos nos expressar tão livremente quanto possível no ramo do rock, e ao mesmo tempo dar uma mensagem ao mundo.

X: No que diz respeito às letras, para ser sincera eu não falo coreano e, portanto, não compreendo seu significado de forma direta, mas a sua música é muito poderosa.

SooJong : Nossas letras são políticas e agressivas, de certa forma. Estamos muito irritados para cantar sobre amor e paz, no espírito do rock. Escrevemos as letras à cerca das desigualdades sociais, a resistência à ordem estabelecida e a luta pela liberdade, deixando de lado por um momento a história do amor e da paz.

X: Qual a sua visão da cena musical na Coréia do Sul? É difícil para as bandas de rock alcançar um reconhecimento do público em geral?

SooJong : Digamos que a cena musical coreana é uma árvore no solo. Esta árvore está lutando para crescer, mas o solo secou ao ponto que é incapaz de prover algum nutriente à árvore. A Coréia tem o contexto mais infértil para que as bandas de rock tenham sucesso.

X: Em nosso blog tentamos ir além das bandas populares  e mostrar aos nossos leitores uma visão mais ampla da música coreana. Que bandas nos recomendariam?

SooJong : Posso te dar uma lista :달빛요정역전만루홈런 (DalBitYoJeongYeokJeonManRooHomeRun), 피아 (Pia), Diablo, Sad Legend, Pearl’s Day, The Stupid, 김창완 밴드 (Kim Chang Wan Band), Dr.Core911, Rainy Sun, 최일민 (Choi Il Min), 삼청교육대  (SamChungGyoYukDae) e Super Kid.

Quais são seus planos para o futuro?

SooJong : Planejamos filmar um clipe e lançar um álbum completo. Além disso, continuaremos a fazer muitas apresentações ao vivo.

Por fim, alguma mensagem para os leitores?

SooJong : Se realmente desejam desfrutar da música da nossa banda, tem que escutar as nossas performances ao vivo. Os convidamos a vir nos ver ao vivo. Realmente esperamos tocar na Argentina algum dia.

nukie_CD_cover_web

Ouça mais do som de Nukie no youtube.

Acompanhe o trabalho de Nukie:

Facebook: http://www.facebook.com/bandnukie
Twitter: http://twitter.com/#!/bandnukie


Este artigo é uma tradução autorizada pelo portal latino americano Xiahpop. Veja o artigo original em Xiahpop.
Tradução e adaptação: Revista KoreaIN
Imagem + Videos: Krock is Real

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s