Cinema coreano participará do 68º Festival de Cannes

Cartaz do 68º Festival de Cannes.
Cartaz do 68º Festival de Cannes.

Recentemente, o diretor do Festival Internacional de Cannes, Thierry Fremaux, anunciou muitos dos filmes que serão exibidos durante a 68ª edição do festival, que talvez seja o mais popular do ano. Como muitas vezes acontece em cada nova edição, o cinema coreano estará presente, desta vez com três filmes, dois deles selecionado para o ato “Un Certain Regard“, e um terceiro que será parte do chamado “Midnigth Screenings“, uma seção paralela a oficial, em que filmes novos e originais são apresentados.

O primeiro será “The Office“, um filme que apresenta a estréia de Hong Won-chan como diretor, que anos atrás começou uma carreira de sucesso como roteirista, destacando seu trabalho em “O caçador” (2005), “O Mar Amarelo”(2008) e “Confissões de um assassino”(2012). Fiel a este passado, Hong levará para Cannes um thriller que centra a sua trama no assassinato de uma família. O filme apresenta Park Sung-woong no papel do detetive, enquanto Ko Asung, Bae Sung-woo e Kim Eui-sung estarão entre os membros do “escritório”, que relaciona o título e se tornar o principal centro de desenvolvimento da história. “The Office” será exibido em seções da meia-noite.

theoffice_xiahpop_koreain
Cena do filme “The Office”.

Por outro lado, encontraremos: “The Shameless” de Oh Seung-uk. O diretor também começou com uma promissora carreira por trás das câmeras como roteirista, na década de noventa, com filmes como “Peixe Verde” (1997). Sua estréia como diretor foi com “Kilimanjaro” (2000), um filme que empolgou um setor importante da crítica. Quinze anos depois, retorna com este filme que com Jeon Do-yeon no papel principal, narra os dias de uma mulher que se envolve romanticamente com o detetive (interpretado por Kim Nam-gil) que está investigando um assassinato cometido por seu namorado.

Por fim, e também no contexto da concorrência “Un Certain Regard”, encontramos Shin Su-won e seu filme “Madonna”. A diretora é conhecida por seu trabalho em “Passerby#3” (2010) e “Pluto” (2012), desta vez retorna ao ringue com uma proposta controversa, uma vez que “Madonna” coloca no centro do palco uma polêmica em torno do transplantes de órgãos. O filme será estrelado por Seo Yeong-hee, que no papel da enfermeira Hae-rim será responsável por obter o consentimento de uma família para a doação de órgãos de um parente, mas no caminho terá uma surpresa, que servirá como laço dramático para o enredo.

madonna_xiahpop_koreain
Seo Yeong-hee interpretando a enfermeira Hae-rim no filme “Madonna”.

Vale lembrar que o cinema coreano era sempre bem-vindos na competição “Un Certain Regard”, como é evidenciado pelos prêmios conquistados pelos filmes “Arirang”, de Kim Ki-duk, em 2011 e “HaHaHa” de Hong Sangsoo.

O Festival de Cannes terá lugar este ano entre os dias 13 e 24 de Maio.


 

Este artigo é uma tradução autorizada pelo portal latino americano Xiahpop. Veja o artigo original em  espanhol Xiahpop.
Tradução e adaptação: Revista KoreaIN

Fonte: KoreanFilm (Pierce Conran)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s