Comeback do Big Bang | Análise do MV de ‘Loser’

O BigBang está de volta!

Depois de três longos anos, as VIPs agora têm motivos para comemorar. Os meninos do grupo Big Bang, conhecidos por sua excelente produção musical e clipes de tirar o fôlego, voltaram com tudo e inovando mais uma vez o mercado de música pop coreana.

Primeiro, provocaram a ansiedade das fãs com o trailer de sua turnê mundial intitulada MADE e foram elogiados pela produção audiovisual, que não perde em nada para realizações de Hollywood.

No dia 1 de maio (30 de abril ainda no Brasil), veio os presentes que as fãs tanto aguardavam: foram lançados dois MVs (videoclipes) com os novos singles do grupo, sendo eles Loser’ e ‘BaeBae’.

Com esses novos lançamentos, Big Bang atingiu um all kill (quando uma música fica em primeiro em todos os sites de músicas coreanos), e já é esperado que a disputa pelo topo seja entre ambas as músicas. Além disso, Big Bang aparece em primeiro lugar em 10 rankings do iTunes, provando também sua força internacional.

Big-Bang_1430414629_loser

Big-Bang_1430414629_baebae

Os MVs alcançaram quase 4 milhões de visualizações em apenas 20 horas após o lançamento, quebrando o recorde de MV de kpop (sem contar PSY) com mais views no primeiro dia, ultrapassando até mesmo o vídeo de ‘Call me Baby’ da popular boyband EXO.

Os clipes atraíram muita atenção pelos simbolismos que o Big Bang sempre costuma trazer para seu publico.

A KoreaIn reuniu interpretações dos MVs para nossos leitores compreenderem um pouco mais as mensagens que eles transmitem. Venha conosco desvendar os mistérios do BigBang!

Loser é uma canção belíssima. É uma música com uma pegada R&B melancólica mista a hip hop. A letra foi escrita pelos membros G-Dragon e TOP junto ao produtor Teddy, que também compôs e arranjou a melodia junto a Taeyang. Tanto na música, quanto no vídeo, eles ficam se lamentando o fato de serem “perdedores”. Fala sobre sentimentos como solidão, se sentir patético, sem esperança, triste.

Veja com legendas:

As fãs ressaltam que, para esse comeback, os membros inseriram suas próprias experiências. Podemos perceber que atualmente o Big Bang equilibra suas atividades como grupo com os trabalhos individuais, onde nessa última, cada um tem seu próprio estilo musical e carreiras independentes.

Há teorias de que essa música, Loser, é para os “haters” (pessoas que declaram ódio) do grupo. Onde eles pegaram seus escândalos e colocaram em cima da mesa, sem esconder nada. Recentemente, o grupo vem sendo duramente criticado por suas vidas pessoais. Eles evoluíram como grupo e com isso, vem a pressão para fazer cada vez mais e melhor, para assim não decepcionar seus fãs. Assim, a palavra ‘loser’ (perdedor em tradução livre para português) poderia ser usado contra eles caso eles não alcançassem as expectativas. No clipe, eles encenam esse medo de falhar.

G-DRAGON

No MV, G-dragon está sempre sozinho. Ele é rico, é famoso, porém se sente só. Ele aguarda um telefonema (ou mensagem) que não chega, e ele está sempre infeliz. Em uma das cenas, ele se olha no espelho do banheiro e não se reconhece, logo depois deita na banheira (que é um clichê hollywoodiano em cenas de overdose), e que pode ser atribuída também ao seu escândalo envolvendo drogas.

No início do MV, aparece a tatuagem no GD que diz “verdade ou desafio”, que pode indicar um dos caminhos que ele deve seguir em sua carreira.

GD3

Em sua parte da música, ele diz:

“Honestamente, eu nunca me encaixei nesse mundo. Pra quem é solitário, o amor não existe há tempos”

Ele fala sobre como se sente só, e pode se referir a seu escândalo com a modelo japonesa Kiko Mizuhara. Mais pra frente:

“Eu vim de longe, mas estou voltando para casa Eu quero voltar para o lugar da minha infância”

Ele quer voltar a inocência de sua infância, antes dos escândalos, antes dessa pressão como artista, antes dessa responsabilidade.

Ele vaga pelas ruas, e em uma cena é possível ver um letreiro escrito “CARPENTERS” em cima de um prédio. Carpenters foi uma banda de sucesso nos anos 60 e 70 que chegou ao topo das paradas musicais, porém devido a problemas psicológicos da vocalista e o do vício em drogas do outro membro, a banda foi se desfazendo e passando por inúmeros problemas, até chegar a seu fim.

 gd4

Ele está com roupas diferentes e chamativas, porém não é notado. Ele brinca em um sinal onde se lê “não ultrapasse, caminho errado” e continua andando por esse caminho.

GD-1

No fim, ele se vê em um cruzamento, com diversos destinos. Qual seguir? Ele se deita sozinho no chão e em algum ponto da sua vida, se perdeu. Ele se tornou um “loser”.

GD-2

TAEYANG

A parte do Taeyang é muito bonita. Fala sobre sentimento de depressão, de perder a fé ao extremo, não somente em entidades superiores, mas também em si mesmo.

Ele se encontra no meio do lixo, e como lixo, ele se sente inútil, desnecessário. Mais uma vez, vemos o sinal de “não ultrapasse” e de “caminho errado”.

Na cena acima, vemos Taeyang com um cachorro, que pode fazer uma referência a seu antigo cachorro chamado “Boss” que faleceu em 2013.

Na cruz, que recorrentemente aparece no clipe, está escrito “o pecado vai encontrar você”. Ele joga a cruz do prédio, e depois se joga também, onde o suicídio é o maior dos pecados. A cruz se quebra, a fé está quebrada e ele, um “loser”.

TOP

Vemos TOP em um quarto imaculado, tudo branco, limpo e embalado. Tudo ali, inclusive a mulher, é sua propriedade, porém não há valor, uma vez que tudo ainda está em sua embalagem. Mesmo quando ele está com a modelo, ele usa luvas, porque para ele, ele é superior a tudo ali. Ele toca em tudo com a ponta de seus dedos, como se não tivesse valor.

Ele se sente intocável, e foge de tudo que possa ser enxergado como uma possível contaminação, ele examina as mulheres e analisa se são limpas e dignas o suficiente para estar com ele.

Ainda nas cenas de TOP, podemos perceber referências aos cenários do clássico filme “Psicopata Americano”, inspirado em livro homônimo. No filme o personagem principal é um, de certa forma, promíscuo e assassino. Antes de cometer seus crimes ele sempre cobria seus móveis e chão com plástico, premeditado, ainda que não tivesse a certeza de quem iria matar.

Cena de "Psicopata Americano", onde tudo está embalado antes do personagem principal cometer um assassinato (acima). Cena do videoclipe, onde T.O.P está com uma garota, antes de um suposto assassinato (abaixo).
Cena de “Psicopata Americano”, onde tudo está embalado antes do personagem principal cometer um assassinato (acima). Cena do videoclipe, onde T.O.P está com uma garota, antes de um suposto assassinato (abaixo).

Voltando a T.O.P, quando se irrita com algo, simplesmente o descarta, como o que acontece com a mulher (que ele provavelmente matou). No final, ele fica divagando pelas ruas como um mendigo e sujo de sangue (assim como em algumas cenas de Psicopata Americano), pois contudo ele é apenas materialista, não há nada para ele além daquele quarto. Ele se tornou um “loser”.

SEUNGRI

A parte do Seungri é bastante clara. Ele persegue uma mulher que o dispensou. Ele tenta ligar para ela quando a vê caminhando com outro homem do outro lado da rua. Ele tenta seu melhor para continuar com ela, mas se depara com a rejeição. A partir daí, ele se descontrola e quebra as coisas.

Temos a impressão de que ele monitora a mulher por estar suspeito, porém quando se confirma a traição, ele se sente um perdedor por não conseguir tê-la ao seu lado mesmo tentando seu melhor.

DAESUNG

A parte do Daesung é uma das mais profundas. Ele apanha de bandidos na rua e tenta ser mais forte, para encará-los novamente. Aparentemente, violência faz parte de seu cotidiano e provavelmente se refere a pessoas que são perdedoras não pelas escolhas que fazem, mas pelos acontecimentos da vida, por influência de outros. O forma que ele se encontra, machucado, sangrando, pode ser uma metáfora a como ele se sentiu após o acidente automobilístico. Mesmo que involuntariamente, ele se tornou um “loser”. E no fim, mesmo após tentar enfrentar seus medos, ele falhou mais uma vez.

Há uma teoria paralela onde, com exceção do G-Dragon que fala sobre seus próprios encândalos, as fãs acham que as histórias dos outros integrantes estão trocadas, onde TOP e Seungri estão invertidos entre si, e Daesung e Taeyang também, onde cada um conta sobre a história do outro.

TOP é conhecido por sua vida pessoal limpa, por ser o tipo de homem que se apaixona por uma mulher e as vezes se torna obsessivo por ela. No MV, Seungri faz o papel de um homem obcecado pela mulher, a qual ele persegue. No passado Seungri teve um escândalo com sua vida sexual, em que a pessoa que começou os rumores afirmou que foi “estrangulada” por ele, sendo que no vídeo e na música, TOP atua como um homem de várias mulheres, um namorador.

Taeyang no clipe fala sobre religião e suicídio. Daesung é o único membro que já confessou ter pensamentos suicidas devido a seu acidente, onde houve uma vítima que infelizmente faleceu. Ele, de todos, é o que cometeu um pecado e vive com arrependimentos.

Daesung no vídeo, quer se mostrar forte, quer passar uma boa imagem, e é assim que as fãs vêm Taeyang. Uma pessoa boa, com ótimas atitudes. Ele quer se provar à sociedade com uma imagem perfeita.

Lembrando que esses escândalos são apenas rumores, nenhum deles se provou verdadeiro. As teorias acima são desenvolvidas com base na análise de fãs (com algumas parte de análise visual pelas diretoras de arte da KoreaIN).

Esse ano de 2015 será agitado para as VIPs porque o grupo prometeu ter 1 lançamento por mês, e vindo do Big Bang, já sabemos que podemos esperar boas novidades.


Não retirar sem os devidos créditos. Fontes: OneHallyu, Orange-Unnie, OneHallyu, Billboard

Por Revista KoreaIN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s