Visita de presidenta sul-coreana reforçam laços entre Brasil e República da Coreia

A presidente Dilma Rousseff com a visita de Park Geun-hye ressaltou as conquistas femininas dos últimos anos e lembrou os coreanos que ajudaram a construir o Brasil.

Na sexta-feira passada (24), houve o encontro entre as presidentes da Coreia do Sul e do Brasil em Brasília para discutir acordos bilaterais e de cooperação. Park Geun-gye e Dilma Rousseff firmaram acordos para a intensificação de cooperação acadêmica, adensamento no campo bilateral de alta-tecnologia e aumento no fluxo de comércio entre os dois países.

O Brasil foi o primeiro país latino-americano a reestabelecer relações diplomáticas com a República da Coreia em 1959, e os acordos assinados entre as duas presidentes visam intensificar as relações comerciais entre os dois países.

Além do setor econômico, as relações do Brasil no ano passado com a Coreia do sul contaram com intercâmbio de mais de 500 estudantes, assim como incentivos do governo brasileiro a empresas coreanas para que possam oferecer mais vagas de estágio e ensinos profissionalizantes, segundo o Blog do Planalto.
Dilma lembrou que a Coreia do Sul foi o primeiro país asiático a engajar-se no Programa Ciência Sem Fronteiras, já tendo recebido 525 bolsistas brasileiros em suas universidades. “As oportunidades de estágio oferecidas por empresas coreanas – a maioria delas com importantes investimentos no Brasil – são fundamentais para a qualificação da formação acadêmica e para a futura interação entre os setores privados dos dois países.”

Os dois países também assinaram Tratados de cooperação, que buscam trazer mais inovações para a indústria brasileira, visando a indústria de alta-tecnologia.

Além de expandir as relações comerciais entre si, o Brasil busca aumentar a exportação de produtos com maior valor agregado para o país asiático. Nas últimas décadas temos exportado, em sua maioria, matérias-primas e produtos de baixo valor agregado (como suco de laranja) para a Coreia do Sul, e em retorno recebemos eletroeletrônicos e carros.

O comércio entre os dois países aumentou mais de 60% nos últimos cinco anos, e a Coreia foi o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na Ásia (Atrás da China e Japão).
O país também demonstrou satisfação no investimento de outras empresas coreanas na economia, como a POSCO (Pohang Steel and Coal Company) para parcerias com a Vale na exploração de Minérios.

Dilma exaltou também as conquistas femininas dos dois países nos últimos anos dentro da política, que lembrado por ela, elegeu duas mulheres para a presidência de seus países.
No final de sua visita oficial, a presidenta Park Geun-hye participou de um evento com a comunidade coreana, autoridades nacionais e fãs da cultura coreana. O evento “FashionxPassion” aconteceu no dia 25, em São Paulo, e contou com a participação artistas coreanos, como a boyband SHINee, Amber e Luna (ambas da girlband F(x)).

Park Geun-gye encerrou sua visita oficial no domingo.


Não retirar sem os devidos créditos.
Fonte: Blog do Planalto
Por Revista KoreaIN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s