(+18) Análise do MV de ‘BAE BAE’ do Big Bang

Vocês pediram, a KoreaIN voltou com mais uma análise de MV!

Lembro a vocês que assim como essa matéria, o clipe é censurado para maiores de 18 anos por se tratar de um vídeo com conteúdo sexual implícito em muitas das cenas.

Os elementos são bastantes subliminares e assim, muitos não entenderam o motivo do vídeo ser censurado. Confira!

A música, teve sua letra escrita por G-Dragon, TOP e Teddy, onde esse último também ficou responsável pelo arranjo. A melodia mescla bem o estilo dos 5 integrantes. Nela, podemos notar o rap minimalista e ‘viajante’ de G-dragon, o estilo calmo e R&B presentes nas músicas de Taeyang, o rap psicodélico e ‘louco’ do TOP, a voz suave de SeungRi presente também em seu solo ‘Gotta Talk To You’ e as famosas baladas de Daesung em seus solos japoneses. Trabalhar este estilo tão diferente e característico do Big Bang em uma só canção, só podia ser sinônimo de all kill, como já comentamos aqui.

Os próprios membros admitiram que para esse MV, queriam algo diferente e prestaram muita atenção em todos os detalhes.
Vamos as análises!

Veja com legendas:

G-DRAGON

Em conferência de imprensa o líder do grupo afirmou que sua cena representa um amor não correspondido, onde sua amada é idealizada como um anjo. Ele não tem coragem de falar com ela, porém realmente a ama.

No começo, G-Dragon aparece com uma mochila, que remete a juventude, e luvas, que podem indicar a inocência e a impressão que as pessoas têm do sexo no início. Podemos ver que, diferentemente dos outros membros, ele não tem nenhuma interação com uma mulher real, o que podemos interpretar como o desejo sexual que está reprimido nele.

GD-A

Ele toca os seios dos manequins, o que pode ser uma representação dos filmes pornôs e das atividades que são utilizadas para despertar a vontade sexual.
Nós vemos um anjo atrás das grades e em uma das cenas, G-Dragon levanta as mãos como se tivesse orando para ele. Na próxima cena, vemos o anjo já dentro da sala, e GD segura sua mão (sem as luvas).

GD-C

Anjos são vistos como mensageiros entre o céu e a terra, e pode significar que G-Dragon aceitou seus desejos e se desinibiu em relação ao sexo.

Na música, ele canta:

“Meu sangue corre em direção a você”

O sangue estaria “correndo” para o pênis e ele estaria falando sobre ter uma ereção.

A flor aparece no manequim como sinônimo de vagina
A flor aparece no manequim como sinônimo de vagina

TAEYANG

Taeyang demonstra masculinidade. Ele no cavalo, personifica o Don Juan, a imagem de macho alfa. O cavalo que ele monta é um tradicional símbolo de energia sexual.

TY-A

Quando ele está sozinho, anda por um cenário rosa, em meio a árvores de flores de cerejeira. A flor de cerejeira, na cultura asiática, é sinônimo de feminilidade e inocência e as cerejeiras são chamadas “buj got”, que têm uma sonoridade semelhante a vagina (boji) e pênis (gotchu).

No fundo da cena, vemos um moinho de vento em movimentos circulares, significando o estímulo a mulher.
Na cena seguinte, vemos o moinho em chamas e o cenário muda para um deserto com o céu laranja. O fogo representa purificação, e é associado com o sol (Taeyang em coreano), simboliza a masculinidade neste MV. Ambos criam e destroem, podendo ser interpretados como a fertilidade.

TY-B

Além disso, a mulher então entra em cena e fica em cima do cavalo junto a Taeyang.
O moinho girando (풍차돌리기) e a mulher cavalgando (말타기) são apelidos para posições sexuais.

TOP

A parte do TOP começa com uma enorme orquídea, palavra que deriva do grego “orchis”, que significa “testículos”.

TOP-A

Orquídeas são associadas ao sexo devido a sua maneira de reprodução. Elas dependem da polinização das abelhas e liberam um odor agradável para atraí-las. Em alguns casos, elas inclusive “prendem” as abelhas até que tenham liberado o pólen. Similar ao jeito que TOP espalha seu pólen (leia-se esperma) nas flores, via seringa.

TOP-C

Na música, ele diz:

“Seu corpo se encaixa perfeitamente ao meu”

Como na cena de G-Dragon, a genitália feminina é representada por uma flor, e visto que TOP está repleto de flores ao seu redor, conclui-se que ele está no meio do ato sexual.

TOP-B

Ele também diz “5×5” durante sua parte. O número 5 em coreano é lido como “oh”, podemos interpretar isto como se fosse uma sequencia de gemidos, a beira de um orgasmo.

Logo após, vemos as expressões da modelo e do TOP, e no fim, vemos um bebê.

TOP-D

Segundo TOP, o motivo de seus olhos coloridos, é porque seu personagem é puro de coração, porém lhe falta algo em sua vida. O olho representa o que lhe falta, e por isso ele canta essa letra.

Em outra parte da música, podemos ouvir a seguinte frase:

“Você sempre terá 25 anos para mim”

Em entrevista a Star News G-Dragon foi questionado se esse trecho se referencia a modelo Kiko Mizuhara, que hoje tem esta mesma idade.
GD se fez de desentendido, e TOP afirmou que ele que escreveu essa frase. Algumas fãs levantaram a suspeita que então, TOP estaria falando da atriz Shin Min Ah, que tinha 25 anos quando surgiram rumores do namoro entre os dois.

DAESUNG

Daesung disse que seu conceito é parecido com sua vida. Ele está sozinho em uma ilha deserta, cercado por um vasto oceano, mas com roupas chamativas, que o representaria quando está trabalhando.

A água também é um sinônimo de purificação. Enquanto o fogo representa a masculinidade, a água seria a feminilidade.
Daesung e a modelo estão ‘molhados’, representam no sexo o estágio da ejaculação.

SEUNGRI

Para Seungri, seu personagem segura um fósforo que simboliza o medo de perder alguém que se ama, sentimento retratado pelo fogo no fósforo.

Ele aparece riscando um fósforo, onde ‘brincar com fogo’ representa um sexo descuidado (불장난)
A rosa preta derretendo, pode ser entendida como um amor rejeitado, que está morrendo.

SR-A

Sua parte é calma, como se fosse o sentimento de felicidade e tranquilidade pós sexo.

Então ele diz:

“Estou embriagado com seu perfume, adormecendo novamente”


Então ele “dorme” e na cena seguinte ele está na lua, com todos os outros membros.

Há uma antiga lenda coreana que afirma que na lua mora um coelho imortal que faz bolos de arroz, e quando esses bolos de arroz se chocam, faz um barulho semelhante ao que se ouve durante o sexo. Bolo de arroz grudento se tornou uma gíria coreana para transa (떡치다).

bb-a

Na música, eles cantam “nossa química” utilizando a palavra ‘‘궁합”, que também é usada na palavra “속궁합” que denota compatibilidade sexual.

Eles comem bolinhos de arroz servidos pelas modelos vestidas de gisaeng (기녀), uma espécie de “gueixa” coreana, para fácil entendimento. Na história da Coréia, elas eram consideradas da mais baixa sociedade e sua função era cortejar e entreter os homens.

Eles se divertem com elas, em um cenário irreal, parecido com um sonho.

bb-b

Para concluir, o MV segue a seguinte linha de raciocínio: G-dragon é responsável por representar a desinibição em relação ao sexo e a ereção; Taeyang representas as posições sexuais; TOP a sensação de se estar próximo ao orgasmo; Daesung representa a ejaculação, e Seungri o sentimento pós sexo. No fim, falam sobre o sexo ser bom.

As teorias acima são desenvolvidas com base na análise de fãs (com algumas parte de análise visual pelas diretoras de arte da KoreaIN).


Não retirar sem os devidos créditos.
Fontes: TopTopiaOrange-UnnieBillboard, The Korea Herald, KoreaBoo
Por Revista KoreaIN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s