Show Me The Money : Hip Hop na TV Coreana

O número de reality shows musicais e seu crescente sucesso na programação da TV sul coreana é visível, assim como o impulso na carreira de seus participantes, que também é praticamente garantido. Em meio a tantas opções de quais programas ver e por quem torcer, temos o icônico “Show Me The Money”. Mas no que ele tem de diferente em relação aos outros programas? Caso ainda não tenha visto, conheça agora e fique por dentro de tudo que já aconteceu!

 “Show Me The Money” (ou SMTM) é um reality promovido pelo, já consagrado, canal musical MNET, e que tem um diferencial forte em relação aos outros: ser o primeiro reality musical competitivo dedicado unicamente ao hip hop, ou seja, com todo o seu foco nos rappers participantes e em suas produções.

SMTM surgiu no ano de 2012, quando a MNET anunciou o programa sob a promessa de abrir o espaço aos rappers do cenário underground coreano, promovendo a imagem do hip hop, sua força e seus talentos escondidos na Coréia do Sul. Desde então, o programa vem sendo realizado anualmente, e terá este ano a sua quarta edição.
O nome do reality remete ao seu formato, no qual rappers se apresentam e, à medida que o público os aprova ou gosta de suas performances, eles recebem um maior pagamento por suas apresentações.
O programa também conta com a participação de pessoas mais consolidadas no meio, atuando como jurados, produtores e mentores durante a competição. A seleção para fazer parte do reality é feita por meio de audições realizadas entre rappers de todas as partes da Coréia, na qual serão julgados e selecionados através de etapas, pelo corpo de jurados.

    Em sua primeira edição, SMTM se caracterizou pela competição entre rappers mais amadores e não muito conhecidos. Contando com 8 participantes e intercalando alguns nomes já conhecidos do grande público, como Miryo (BEG), Verbal Jint, Double K e MC Sniper entre os mentores, com outros não tão conhecidos assim entre os competidores, que tinham como finalidade se consolidarem e conseguirem maior visibilidade. Dentre os participantes, tivemos nomes como TakeOne, Jindoggae, Iltong e Loco que, aliado ao rapper Double K, foi o vencedor de toda a temporada e acabou assinando contrato com a agência de Jay Park, a AOMG.

Apresentação de Loco, Double K e Jinsil na 1º temporada do “Show Me The Money”:

Já na segunda temporada (2013), a competição contou com algumas mudanças, principalmente no sistema de mentores, no qual os competidores foram divididos em dois times: o D.O Crew, liderado Lee Hyun-Do (DEUX) e Meta Crew, liderado por OG rapper e MC Meta (Garion).

A competição se mostrou bastante variada e mais forte que a temporada anterior, evidenciando o contraste entre os participantes, que iam de estreantes e desconhecidos a nomes fortes e idols. Dentre eles alguns já familiares: Jucy (EvoL), LE (EXID), J’Kyun (Lucky J), Kanto (Troy), Mad Clown, Swings e Soul Dive – que foi o ganhador da temporada como integrante do time Meta Crew.

O programa sofreu certas críticas, algumas delas por parte dos próprios participantes, por conta do seu sistema de julgamento e a maneira como o programa era editado, o que não afetou a sua crescente audiência.

Performance de Soul Dive no SMTM 2:

A terceira temporada foi marcada por mais mudanças, manteve-se o contraste entre novatos e veteranos e a vinda de nomes já conhecidos. Desta vez, o grupo de mentores era dividido em quatro, os quais representavam, cada um, uma gravadora: Time Illionaire (Dok2 e The Quiett), Time YDG, liderado por Yang Dong-Geun, Time YG, liderado por Tablo e Masta Wu e por fim Time Brand New Music, liderado por San E e Swings (Swings, que havia participado da temporada anterior como competidor, surpreendeu ao retornar nesta como um dos mentores). Alguns dos integrantes que podemos destacar nesta temporada são: Tymee (e.via), Jolly V, Vasco, Giriboy, Olttii, Iron, B.I e Bobby (estes dois últimos integrantes do Team B, participantes de um outro reality show).

O programa foi alvo de críticas novamente, além do que era criticado anteriormente, havia a ideia de que o programa estaria se perdendo do seu “intuito original”, que era a abertura de espaço para o cenário hip hop underground coreano. A temporada também foi marcada pelo sucesso de muitas das suas faixas nos charts coreanos. O ganhador nesta sessão foi Bobby, que também foi participante de outro reality da MNET, o WIN: Who Is Next, como integrante do Team B (agora conhecido como iKON).

Bobby performando ” GO” no SMTM 4:

Antes da chegada da sua quarta temporada, foi anunciada uma versão um pouco diferente do reality: o Unpretty Rapstar. O programa seguiu as mesmas linhas do SMTM, mas com um diferencial interessante: todas as 9 pessoas participantes eram mulheres. Nesta edição vimos o retorno de rostos familiares de edições anteriores como Tymee e Cheetah, que foi revelada como a vencedora da edição. Outra surpresa no programa foi a participação de Jimin (AoA), uma celebridade, entre as competidoras.

Imprevisivelmente, o programa foi um hit na Coréia, trazendo bastante visibilidade às participantes, cujas canções renderam ótimas posições nos charts de vendas digitais coreanos.

Cheetah, Jessi e Kangnam (M.I.B) cantando “My Type” em Unpretty Rapstar:

Este ano tivemos o anúncio da quarta temporada do SMTM, da qual já tivemos as primeiras audições, algumas confirmações e milhares de especulações. Já foi confirmada a participação de muitas celebridades nessa temporada, tais como: Ravi (VIXX), Mino (Winner), Hanhae (Phantom), Jooheon (Monsta X), Jucy (integrante do EvoL e participante da segunda temporada), Taewoon (ex integrante do SPEED), Lime (Hello Venus), Buffy (MADTOWN), além de Yano e Kidoh (Topp Dogg).
Os jurados que farão parte do grupo de mentores também estão confirmados : Tablo e Jinusean (YG), Jay Park e Loco (AOMG), Zico e Paloalto (Buckwilds), San E e Verbal Jint (Brand New Music), divididos novamente em 4 crews (times) e representando suas respectivas gravadoras.

Ainda para a quarta temporada, o rapper Bobby, ganhador da última edição do programa, revelou através do canal da MNET no último dia 15 a faixa “King Of Youth”, composta por ele, com fins de divulgação da nova sessão do programa.

Clipe de divulgação de “King Of Youth”:

A quarta temporada do Show Me The Money vai ao ar em Junho deste ano, pelo canal MNET.


Não retirar sem os devidos créditos
Fonte: MNET, Korcan50Years, I Am KoreAm, Seoul Beats,Naver, Koreaboo, Soompi, Allkpop, Gaon.

Anúncios

Um comentário sobre “Show Me The Money : Hip Hop na TV Coreana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s